amarCulturas Prestige Conferences

Em 2010 tomei a iniciativa de lançar o ciclo de conferências amarCulturas na Amadora, e da Amadora para a lusofonia. Hoje intitulado de amarCulturas Prestige Conferences e acontece anualmente no nobre auditório da Câmara Municipal da Amadora, com o apoio da Junta de Freguesia Águas Livres e da Câmara Municipal da Amadora. Um evento que ocorre sempre em Maio e a uma Quarta-feira. No que diz respeito à área das conferências, amarCulturas Conferences é considerada uma referência no meio social e político do espaço lusófono, com especial destaque para as relações entre Portugal e Cabo Verde.

Desde o início que o objetivo da amarCulturas é constituir-se como um momento privilegiado, nobre e prestigiado no espaço da CPLP com relevância nos PALOP no que concerne à discussão dos mais variados, atuais e prementes temas, que também sejam consequentes para a forma de estar, de ser e de vivência das diversas comunidades. Pela força da dimensão com que se consolida… em termos de comunicação, de imagem, através dos seus conteúdos, dos oradores convidados e dos parceiros que desde o início têm apoiado a iniciativa, hoje as conferências amarCulturas são um conceito exemplar, sendo também incontornável espaço de partilha de informação, saberes e experiências.

amarCulturas Conferences assenta os seus propósitos em três variáveis temáticas que são:

  1. multiculturalidade;
  2. políticas;
  3. desenvolvimento.

AmarCulturas Prestige Conferences já atingiu um patamar de excelência, quer seja através da sua organização, da sua comunicação, dos temas que tem abordado, pelos parceiros que envolve em cada edição, pela equipa profissional e dedicada de 6/8 elementos, entre Portugal e Cabo Verde, e obviamente pela dimensão e notoriedade dos oradores que em cada ano nos prestigiam com as suas presenças, experiências e sapiência. E como sempre afirmamos, na amarCulturas não há tabus para a discussão de quaisquer temas prementes da sociedade.

As conferências amarCulturas ao longo dos anos granjearam prestígio e credibilidade pelo que apresentamos um evento de confiança, que possui uma linha editorial e abordagens claras, e ininterrupto desde 2010.

Ao longo dos anos abordamos os temas: Multiculturalidade e Desenvolvimento; Imigração, Educação e Diálogos interculturais; Comunicação social, Política e Comunidades imigrantes; O estado da Nação, democracia e futuro; Imigração e movimento associativo em tempos de crise; A cultura dos povos e os equilíbrios sociais; Estados lusófonos e os desafios da democracia; Imigração no contexto dos partidos políticos e nas eleições; Portugal, Europa e África: Desenvolvimento e movimentos migratórios; O fado e a Morna: Fragmentos de uma identidade; As independências da África lusófona e as relações com a Europa; Migrações: a crise dos refugiados e o choque de civilizações; A religião e a construção social das realidades e a atualidade; A comunicação social e a construção social da realidade; O humanismo no contexto atual; O estado da Nação, política e cidadania.

Na discussão e partilha de saberes, amarCulturas Conferences tem tido o privilégio e a honra de receber na Amadora, extravasando para o espaço da lusofonia prestigiadas personalidades como: Eng. Manuel Inocêncio (ex-Ministro das Infraestruturas, Transportes e Mar do Governo de Cabo Verde); António Moreira (Vereador da Câmara Municipal da Amadora); Armando Ferreira (ex-Administrador da Soltrópico); Dr. Manuel Damásio (Administrador da Universidade Lusófona); Dr. António Carlos (Delegado de Saúde da Amadora); Dr. Emídio Rangel; Prof. Ricardo Vieira (Instituto Politécnico de Leiria); Profa. Lígia Évora; Dr. Francisco Pereira; Dra. Maria Barroso; Profa. Maria Ramos (ISCSP); Dra. Madalena Neves (ex-Embaixadora de CV em PT); Eng. Ângelo Correia; Dr. Nuno Pacheco (Diretor-adjunto Jornal Público); Prof. Rui Valada; Dr. Eugénio Fonseca (Pres. Cáritas Portuguesa); Dr. António Neves (Jurista); Dr. Mário de Carvalho (ex-Pres. Ass. Cabo-verdiana de Lisboa); Dr. Marinho Pinto (Eurodeputado); Dra. Mónica Ferro (Diretora do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento); Profa. Clara Carvalho (Diretora de CEI-ISCTE); Dra. Sara Pereira (Diretora do Museu do Fado); Celina Pereira (cantora e atriz); Dr. Jorge Trigo (Escritor); Dr. Vítor Ramalho (Secretário-geral da UCCLA); Prof. Adriano Moreira; Dr. Marques Mendes (Advogado, analista político); Dra. Inês de Medeiros (Pres. Câmara Municipal de Almada); Dr. José Faria (Eurodeputado); Prof. Rui Fonseca; Prof. Braga de Macedo; Dra. Joana Amaral Dias (Psicóloga); Eng. Salvador Malheiro (Pres. Câmara Municipal de Ovar); Pres. Jaime Garcia (Junta de Freguesia de Águas Livres); Dr. Pedro Calado (Alto-comissário para as Migrações); Dra. Maria João Ferreira (Santa Casa da Misericórdia da Amadora); Dr. Manuel Girão (Diretor-geral da Santa Casa da Misericórdia da Amadora).

Assim, desde 2010 que amarCulturas conquistou um espaço único na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, sendo gratificante tomarmos conhecimento de que diversos países da CPLP vêm solicitando a realização da amarCulturas. Pela dimensão, notoriedade e criatividade que o evento já atingiu no espaço da lusofonia, em 2016 apresentamos o Projecto à instituição CPLP com o objectivo de podermos potenciar esta iniciativa como um ‘projecto educativo’ e assim leva-lo a todos os países da CPLP, às escolas, às universidades, às associações, mas sem consequência.