Livro ‘Cova da Moura nos títulos de imprensa’

Este livro que lhe apresento assenta na minha Dissertação do Mestrado em Comunicação Organizacional, ou se preferir Comunicação nas Organizações, e analisa o conteúdo informativo sobre o bairro Alto da Cova da Moura nos títulos de imprensa, na tentativa de procurar compreender-se de que forma o território e os assuntos relacionados com o mesmo são retratados na imprensa.

A pesquisa inicial incidiu sobre dois jornais diários (Correio da Manhã e Público) e um jornal semanário (Expresso), referente ao período de Janeiro de 2006 a Dezembro de 2007, quer sejam artigos noticiosos, reportagens ou de opinião. Depois inclui mais dois anos de pesquisa entre Janeiro 2011 e Dezembro 2012 como fator de comparação temporal. Uma análise comparativa entre os três órgãos de informação.

A razão que despoletou a premência do estudo e esta consequente obra surgiu com a tentativa de compreendermos até que ponto os meios de comunicação social, e em particular a imprensa, têm responsabilidades na forma de abordagem social sobre um território e a sua comunidade, tendo em conta que ela tem a capacidade de criar “uma imagem específica e representações de pessoas coletivas, de comunidades e de cidadãos singulares em função do modo como enunciam acontecimentos, ocorrências ou mesmo pseudo-acontecimentos relativos aos temas/sujeitos referenciados.” (Cádima e Figueiredo, 2003, p.12). Consciente de que o bairro Alto da Cova da Moura possui uma forte mediatização e consequente notoriedade ‘negativa’ na sociedade portuguesa, partimos para uma observação metódica do que é ‘dito’ nos títulos de imprensa entre Janeiro de 2006 a Dezembro de 2007 e entre Janeiro 2011 e Dezembro 2012. Isto, com o propósito de entendermos a relevância que é dada ao bairro através do significado das denominações [1]P que os jornais utilizam.

Releva-se o facto de o bairro Alto da Cova da Moura ser, praticamente desde o início da sua existência, um território onde quaisquer acontecimentos locais ou por associação, em especial os que são considerados como negativos, assumem logo uma dimensão nacional e por vezes transnacional, através da comunicação social e, no caso específico, pela imprensa. Resultando na amplificação dos factos e consequente construção e/ou consolidação de uma imagem sobre o bairro e os seus moradores. Procuramos assim observar de que forma os acontecimentos ocorridos no bairro Alto da Cova da Moura, ou a ele direta ou indiretamente associados, são retratados nos títulos da imprensa, tendo em conta que poderão inferir novas realidades e sentidos ao leitor. E também pelo facto de que o título enquanto anúncio da informação que o sustenta amplifica e legitima sobremaneira a importância do acontecimento, devido a ser “o primeiro indicador do “valor” de uma informação” (Serrano in Alves, 2003, p.12).

A análise comparativa dos três jornais do estudo vai assim possibilitar uma maior abrangência dos resultados em função do tipo de órgão de informação e a inerente linha editorial, sendo popular ou de referência, e o tipo de público, sendo popular ou de um estrato social médio, médio-superior e superior da sociedade portuguesa. Para além disso vai, também, analisar de que forma cada jornal trata o bairro Alto da Cova da Moura nos seus títulos, quais são as categorias sociais que mais se destacam em cada um dos jornais e avaliar a importância que o tema assume em cada um deles, em função da característica editorial do meio.